RAIN DOGS

Projeto de design de personagem


Etapa 1: Narrativa:

Whisky é um cachorro antropomórfico, que vive em um universo de animais como ele. Sua história é baseada nas imagens e letras do álbum Rain Dogs, de Tom Waits, de 1985.

Rain Dogs, como um álbum, é uma coleção de contos sobre a vida de Waits após se mudar para Nova York. O álbum narra imagens como a vida noturna, nos bares, em meio ao crime, e em uma grande e movimentada cidade. Seus gêneros incluem rock, blues, jazz e música de cabaré, que pintam a imagem de uma chuvosa Nova York na década de 20.

O título do álbum é uma referência aos cachorros de rua que perdem seus caminhos em dias chuvosos, assim como os bêbados. Whisky, no caso, faz parte dos dois grupos.


Etapa 2: Definição do Projeto:

Título: Rain Dogs

Sinopse: Nova York é a terra dos cães de rua, da sujeira e do crime. Whisky busca a paz enquanto tenta viver nas sombras dessa turbulenta cidade.

Aplicação: Animação

Público alvo: Jovens e adultos

Personagem representado: Protagonista.


Etapa 3: Ficha de Personagem:

Nome: Whisky

Significado do nome: É o nome da sua bebida favorita. Ele não sabe seu nome real.

Data de nascimento: Alguma noite fria de 1920.

Idade: 30 (em anos de cachorro).

Aparência: Aparenta ser inocente demais para um cachorro de rua.

Como se sente em relação a aparência: Usa ela para sua vantagem.

Equipamentos: Sobretudo e chapéu, e uma faca que ele encontrou no lixo.

Traços psicológicos: Calmo, sossegado e independente.

Como resolve problemas: Com instintos e pensamento lógico.

Motivações na história: Viver tranquilamente.

Histórico: Cresceu sozinho nas ruas de Nova York, onde já viu todo tipo de crime e absurdo ocorrer.

Profissão: Pula de trabalho em trabalho. Já foi motorista de táxi, vendedor de rua, barista, entre outros.

Hobbies: Colecionar tampas de garrafa, ouvir jazz em bares sem pagar.

O que acha prazeroso: Caminhar na chuva, beber.

Manias: Jogar moedas para fazer grandes decisões, fumar.

Humor: Sarcástico.

Virtudes: Sábio, resiliente, despreocupado.

Defeitos: Instável, mentiroso, oportunista.

Habilidades: Conseguir tirar vantagem de qualquer coisa, usar sua faca, técnicas de sobrevivência.

Relação com as pessoas: Evita se aproximar muito delas, por receio de ser enganado.

Traço principal: Fugir rapidamente de situações de perigo, sem deixar vestígios.

Como os outras o veem: Quieto e misterioso, mas que sempre aparenta estar tramando algo.


Etapa 4: Silhuetas:

Decisão do formato geral do personagem.



Etapa 5: Sketches:

Estudos de suas expressões e personalidade.



Etapa 6: Model Sheet:

Modelo 360 das características físicas do personagem.



Etapa 7: Paleta Cromática:

Cores do personagem.



Etapa 8: Concept Art:

Imagem simples que serve como apresentação do personagem.



Etapa 9: Storyboard:

Storyboard de um episódio piloto da hipotética animação "Rain Dogs".



Etapa 10: Backgrounds:

Backgrounds que seriam utilizados no episódio piloto.



Etapa 11: Animação:

Trecho curto que serve como teste de animação.



Etapa 12: Memorial Descritivo:

Desde o início do projeto, meu desejo era criar um personagem com estilo de desenho simples, que conseguisse ser animado em 2d e que fosse divertido para todos os públicos. Comecei a pensar em álbuns musicais, procurando um que houvesse uma vaga narrativa visual, e que desse uma boa animação, se usado como trilha sonora. Ouvindo Singapore, do álbum Rain Dogs, do Tom Waits, consegui imaginar imagens de um pirata desbravando os oceanos do pacífico, então fui pesquisar mais sobre o álbum, para pegar mais inspirações.

Em entrevistas com Waits sobre o álbum, ele narra como, ao se mudar da Califórnia para a cidade de Nova York, notou várias diferenças nas pessoas e sensação do local. Era uma cidade grande, mas ainda com centros velhos, a tradição do jazz e blues dos anos 20 ainda permeava na cultura local. Nova York foi uma mistura de sensações para Waits, e isso ele traduziu em Rain Dogs. Além de rock, blues e jazz, Waits também se inspirou em músicas frequentemente tocadas em bares e cabarés. Até mesmo a capa do álbum é uma foto tirada em um bar: Café Lehmitz, na Alemanha, que era muito frequentado por marinheiros.

Algo que me chamou atenção foi o título do álbum: Rain Dogs, no português, cães de chuva, é relacionado com os cachorros de rua que perdem seus rumos quando chove, pois a chuva lava seus traços e as marcações de território. Tom Waits compara esses cães com pessoas que "moram na rua": os bêbados que acabam dormindo na rua, e perdendo seus rumos como os cães. Com todos esses conceitos de Nova York, cães e bêbados na cabeça, surgiu a ideia de um cão de rua, que cresceria e se tornaria um charlatão bêbado. Seu nome seria Whisky, nome que ele mesmo se daria, por ser sua bebida favorita.

A personalidade de Whisky é calma e reclusa, mas isso só esconde seu espírito oportunista e sarcástico. Não tem muitos amigos, mas conhece todos os baristas de Nova York. Sempre está tramando algo, seja um plano para conseguir dinheiro fácil ou fugir sem ser notado. Se iniciaram, então, os sketches, para dar forma ao personagem. Inicialmente sua forma era angularmente triangular, para dar a sensação de movimento. Ao decorrer do projeto, ele passou a ter uma estrutura mais quadrada e fechada, para dar a sensação de quieto. Porém, seu sobretudo e chapéu permitem bastante liberdade de movimento, pensando em cenas em uma hipotética animação onde ele tenha que correr, pular ou fazer truques com sua faca de bolso.

Sua paleta cromática foi amplamente inspirada pela usada em Baccano, um anime e light novel sobre crime e máfia que se passa em Chicago nos anos 20. Foi escolhido por ser próximo o suficiente da história de Whisky e por ser uma animação, sendo mais fácil coletar cores chapadas. Sua arte finalizada é uma pose ambígua: pode ser um pulo, uma corrida, ou até mesmo uma dança. A pose foi inspirada por artes oficiais e fanarts, que comumente utilizam de poses sem "espaço físico", para serem facilmente aplicadas em adesivos e camisetas, por exemplo, sem aparentar ser pouco natural.


Giovanna Nunes, 2023